Sopa Caça-Vampiros

English version

Sopa Caça-Vampiro

Eu adoro alho. Sei que falo isso em todas as receitas com esse ingrediente, mas é verdade. E sempre coloco mais do que a receita pede, porque né, já falei que adoro alho? Dessa vez, procurando uma receita diferente de sopa para as Tertúlias de Inverno, encontrei uma da Deb que pedia exatamente 44 dentes de alho. Não tive coragem de alterar um número tão específico!

Sim, 44 dentes de alho são mais ou menos três cabeças de alho. Parecia muito, até pra mim! Não se preocupe: como 26 desses são assados, a receita fica bem suave. Mas o Eduardo disse que era sopa caça-vampiro, então o nome pegou (e vamos combinar que é muito mais legal do que “sopa de 44 dentes de alho”!) 😀

Para quatro porções de pessoas razoáveis (que na verdade foi o jantar para duas pessoas), você vai precisar de:

26 dentes de alho com casca
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga – eu botei “um tanto”
2 ¼ xícaras de cebolas cortadas fininhas – mais ou menos duas cebolas médias
1 ½ colheres (chá) de tomilho fresco – claro que eu botei “um tantinho”, quem é que mede isso?
18 dentes de alho, descascados
3 ½ xícaras de caldo de carne – para uma versão vegetariana, use caldo de legumes!
½ xícara de creme de leite
½ xícara de queijo parmesão, ralado fininho – sabia que parmesão não é vegetariano? É, eu também fiquei chocada quando descobri. Você pode substituir por outro queijo de sabor mais forte.
1 limão, cortado em quatro pedaços

Sopa Caça-Vampiro

O primeiro passo é assar os tais 26 dentes de alho. Pré-aqueça o forno a 200C, coloque os 26 dentes de alho em um refratário pequeno, cubra com o azeite e tempere com uma pitada generosa de sal e pimenta. Misture tudo para cobrir os alhos. Cubra o refratário com papel alumínio e asse por uns 45 minutos, até que ele fique macio. Deixe esfriar um pouquinho e faça uma coisa extremamente satisfatória: corte a pontinha e esprema cada um dos dentes de alhos em uma tigelinha.

Em uma panela grande, derreta a manteiga. Coloque a cebola e o tomilho e cozinhe até as cebolas fiquem transparentes – a Deb diz que leva uns seis minutos, o que faz sentido, porque aqui levou umas duas músicas bobinhas mesmo. Adicione o alho assado e os 18 dentes de alho crus e cozinhe por uma música ou 3 minutos. Coloque o caldo, tampe a panela e deixe ferver em fogo médio até que os dentes de alho estejam bem macios, o que deve levar uns 20 minutos.

Bata a sopa no liquidificador (com cuidado, aos poucos, para não se queimar) ou use o mixer. Adicione o creme de leite e deixe ferver novamente. Prove o tempero – ela usou sal e pimenta, eu também coloquei páprica porque né, sempre coloco páprica!

Mas Ana, e o queijo? E não tinha um limão aí também? Pois é. Na hora de servir, divida o queijo entre quatro tigelas. Coloque a sopa sobre o queijo, esprema um quarto do limão em cada porção e sirva!

Anúncios

Uma resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: