Ramen

English version

Ramen

Sempre que vamos a Montevidéu, tentamos comer em restaurantes de culinárias diferentes, porque aqui em Punta não tem muita variedade. Na última viagem, encontramos no TripAdvisor um restaurante japonês que saia um pouco do esquema sushi-sashimi, então foi a escolha lógica para o almoço. Pedimos ramen, que veio em um pote gigante, mas não estava lá essas maravilhas. Desde aquele dia, fiquei cismada e resolvi que ia fazer em casa.

Claro que não existe UMA RECEITA de ramen. Como o minestrone italiano, ele parece ser mais um conceito do que uma receita, e você pode adaptar como quiser. Acho que a única coisa realmente importante, além do macarrão (claro), é usar um pouquinho de missô. De resto….

Aqui em casa fiz assim:

200 g de macarrão de yakisoba – sim, eu sei que você vai usar miojo. Tudo bem. Não vou me ofender muito. Esse que eu usei é praticamente um miojo mesmo.
2 ovos cozidos
150 g de carne de porco, feitas em tirinhas na frigideira − pode usar cogumelo, pode usar carne de vaca, pode usar um mix de tudo, pode inclusive usar um restinho de sei-lá-o-quê que esteja na geladeira precisando ser usado!
Sal e pimenta-do-reino
1,5 L de caldo de carne caseiro – você pode usar o de legumes!
2 colheres (sopa) generosas de missô – o que eu usei era artesanal e achei mais concentrado do que o normal. Acrescente aos poucos e vá provando!
Um pouco de gengibre ralado na hora
2 colheres (sopa) de mirin (saquê culinário) − Não está na foto, mas acrescentei na hora e achei que ficou bem bom
1 maço de espinafre
2 nabos, cortados bem fininhos

Ramen

Essa sopa tem um preparo bem diferente do método “joga tudo na panela e deixa ferver”.

Cozinhe os ovos e reserve. Eles só serão usados na hora de montar.

Tempere a carne com um pouco de sal e pimenta-do-reino (eu obviamente também usei páprica). Frite na frigideira com um pouquinho de óleo e reserve.

Em uma panela média, prepare o caldo: aqueça o caldo de carne (ou de legumes), tempere com sal, pimenta-do-reino, missô, gengibre ralado e mirin. Deixe aquecer e prove o tempero. Quando estiver quase fervendo, acrescente o espinafre picado e os nabos, só para dar uma aquecida. Mantenha o caldo aquecido.

Enquanto o caldo termina de cozinhar, pegue outra panela e prepare o macarrão de yakisoba de acordo com as instruções da embalagem – a menos que as instruções falem pra usar um certo pacotinho de “tempero”…. ignore essa parte. Escorra e reserve.

Com tudo pronto e quentinho, é hora de montar o ramen: coloque na tigela um pouco do macarrão, cubra com o caldo e então arranje bonitinho as tirinhas de carne e metade de um ovo cozido.

Sirva imediatamente.

Se sobrar, guarde todos os componentes em potinhos separados. É importante reaquecer todos os componentes separados, para que o macarrão não fique com uma textura ultra molenga!

Anúncios

Uma resposta

  1. […] Versão em português […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: