Bolo de Morango

English version

Bolo de Morango

Para a Páscoa, resolvi libertar a hipster que mora em mim e fazer uma sobremesa SEM chocolate! Os morangos estavam bonitos no supermercado, então resolvi fazer essa receita que vi feita pela Paula do The Cookie Shop e pela Deb do Smitten Kitchen, mas que é da Martha Stewart…. 😀

Sabe quando o bolo é tudo o que você espera de um bolo de morango? Pois é! Tinha tempo que eu não comia um bolo tão gostoso – e lindo! O melhor de tudo é que não tem muita firula, é até bem rápido.

Quando o bolo saiu do forno, o Sky virou e perguntou: temos creme de leite em casa? Abri a geladeira e vi um pacotinho no canto. Bati um chantilly rapidinho e a sobremesa ficou ainda mais especial!

Bolo de morango
Para fazer um bolo de 25 cm, você vai precisar de:

85g (6 colheres [sopa]) de manteiga sem sal, em ponto de pomada
200g (1 e 1/2 xícara) de farinha de trigo
1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
200g (1 xícara) de açúcar, mais 2 colheres de sopa para polvilhar o bolo – eu usei açúcar cristal na massa e açúcar demerara para essa cobertura
1 ovo grande
1/2 xícara de leite
1 colher (chá) de baunilha
400 g – ou uma caixinha de morangos – tire as folhinhas e corte-os no meio, no sentido do comprimento

Bolo de morango

O método de preparo é daqueles bem diretos, sabe? Não tem muito segredo.

Unte um refratário redondo de 25 cm de diâmetro e pré-aqueça o forno a 180 C. É tão rápido que eu realmente pré-aqueci o forno antes de começar a bater o bolo! 😀

Comece peneirando a farinha de trigo, o sal e o fermento em uma tigela. Eu confesso que nunca peneiro – sigo o truque do Chef John de misturar bem com o fuê por uns dois minutos. Isso deixa tudo bem misturadinho e economiza uma louça! 😀

Na batedeira, bata a manteiga (que deve estar em ponto de pomada) com o açúcar, até formar um creme. As receitas costumam dizer “creme esbranquiçado”, mas a manteiga aqui no Uruguai é bem amarelinha e o açúcar é cristal, então eu NUNCA vou conseguir um creme esbranquiçado, mas não é isso que vai me impedir de fazer um bolo, né?

Pois bem, batidos manteiga e açúcar, acrescente o ovo e bata bem. Adicione o leite e a baunilha e bata bem. Nesse ponto, achei que a mistura estava com cara de talhada. É normal em bolos amanteigados!

Como sempre, para não bater demais o bolo, nessa hora eu costumo tirar da batedeira e pegar o fuê. Acrescente a mistura de farinha aos poucos, batendo só até que você não veja mais os pontinhos brancos de farinha. Não bata muito!

Espalhe a massa no refratário untado. Arrume as metades de morango sobre a massa, com a parte cortada para baixo. Tente colocar as metadinhas bem próximas umas das outras! Polvilhe as duas colheres de açúcar (eu usei demerara) sobre os morangos e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 C por 10 minutos. Reduza a temperatura do forno para 170 C e asse até dourar e passar no teste do palito – as receitas dizem que leva uma hora, mas no meu forno levou só 45 minutos.

Deixe esfriar sobre uma gradinha e sirva com chantilly!

Anúncios

Uma resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: