Crudo Siciliano

English version

Crudo Siciliano

Um dos melhores restaurantes aqui do Uruguai é o La Huella, em José Ignacio. Não vamos muito, mas sempre que vamos é uma maravilha. Ano passado, no meu aniversário, comemos vários pratinhos, mas um era realmente especial: era como um ceviche, mas com alguns sabores bem diferentes.

Fiquei super curiosa, claro. Quando pedimos a conta, o garçom falou que eles tinham lançado um livro de receitas do restaurante. Fiz a pergunta óbvia: “tem essa receita lá?”. Minutos depois ele voltou, dizendo que não tinha, mas que a chef poderia me explicar como fazer. CLARO que corri para conversar com ela! Como era de se esperar, ela não me passou quantidades, mas me deu uma boa ideia da proporção dos ingredientes. Anotei tudo.

Achei que ia preparar a receita na semana seguinte, mas acabei não fazendo. Na verdade, enrolei tanto que só fui fazer agora, para abrir as Tertúlias de Verão!

Para um almoço leve para quatro pessoas, você vai precisar de:

Aproximadamente 800 g de peixe branco desossado – ela usou corvina, eu usei brótola, você use o peixe bacana (e firme) que preferir. Reduza a quantidade para menos pessoas, esse é um prato que fica melhor servido na hora.
Sal
Pimenta-caiena
Pimenta-do-reino
½ cebola roxa, picada beeeeem miudinha – não rale!
1 maço de cebolinha, picada beeeeem miudinha – você pode usar hortelã também, ficaria bem gostoso
1 colher (sopa) generosa de mostarda Dijon – da próxima vez, vou colocar mais um pouquinho.
2 colheres (sopa) de alcaparras
Raspas de 1 limão siciliano
Suco de 1 limão siciliano
Azeite – use mais ou menos a mesma quantidade do suco de limão

Crudo Siciliano

Comece cortando o peixe em cubinhos pequenos – o meu acabou ficando um pouco grande! 😦 Não é como o cubo do ceviche, não, é cubo pequeno mesmo. Tempere o peixe com sal, pimenta-caiena e pimenta-do-reino e leve de volta à geladeira, para que ele não perca a consistência.

Corte a cebola roxa beeem miudinha, o menor que você conseguir! Não amasse nem rale: o objetivo realmente é ter mini pedacinhos de cebola. Pique a cebolinha e as alcaparras bem miudinhas também – a alcaparra vai quase formar uma pasta, é isso mesmo. Em uma tigela, misture a cebola, a cebolinha, a alcaparra, as raspas de limão e a mostarda Dijon. Reserve.

Em outra tigela, misture bem o suco de limão e o azeite, até emulsionar. Eu fiz assim: coloquei o suco de limão e fui despejando o azeite em um fio, devagarzinho, batendo bem com o fuê. Deu trabalho, claro. Fui olhar agora e parece que dá pra fazer com o mixer/liquidificador, bem mais fácil! Vou tentar da próxima vez! Reserve essa emulsão também.

Na hora de servir, é só misturar o peixe, a mistura de cebola e a emulsão em uma tigela grande. Confira o tempero e sirva com uma salada de folhas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: