Muffins de Panetone

English version

Muffins de Panetone

Uma das coisas que aprendi com a minha mãe foi o amor pelo panetone – a melhor coisa do Natal! Como hoje é aniversário dela, nada melhor do que postar essa receita – que é beeeem mais fácil do que fazer o panetone tradicional!

A primeira vez que fiz esses muffins foi no Natal do ano passado. Eles foram um sucesso e resolvi repetir a dose – como eles congelam super bem, são uma ótima pedida para fazer agora, que as coisas ainda não estão enlouquecidas e dar de presente no Natal! 🙂

Não se assuste com a quantidade de ingredientes – é muita coisa mesmo, mas não é difícil! Eu substituí o Amaretto e o Cointreau por essência de amêndoas e essência de laranja. Você também pode substituir o damasco, as cranberries (nunca na vida vou escrever “oxicoco”!) e as passas pela mesma quantidade de frutas cristalizadas – vai do gosto!

Para 12 muffins bem generosos, você vai precisar de:

1/3 xícara de passas claras
1/3 xícara de passas escuras
1/3 de damascos secos em cubinhos pequenos – pique, depois meça
1/3 xícara de cranberries secas
¼ xícara (60 mL) de suco de laranja
raspas da casca de 1 limão siciliano
raspas da casca de 1 laranja
1/3 xícara de cerejas cristalizadas – a receita original pedia raspas de laranja, mas eu não encontrei aqui, então inventei esse lance da cereja! 😀
½ xícara (100g) de açúcar cristal
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, amolecida
2 colheres (sopa) de óleo de canola
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de Cointreau – eu usei extrato de laranja
1 colher (chá) de Amaretto – eu usei extrato de amêandoas
2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
2/3 xícara (160ml) de leite integral
1 ½ colheres (sopa) de açúcar demerara, para polvilhar sobre os muffins – eu usei açúcar mascavo claro, porque é o que tem aqui

Muffins de Panetone

Em uma panelinha, coloque os damascos picadinhos, as passas claras e escuras, as cranberries e o suco de laranja. Misture bem e leve ao fogo alto até que o suco comece a ferver. Desligue o fogo e deixe esfriar. Adicione as cerejas e reserve.

Pré-aqueça seu forno em temperatura média. Coloque forminhas de papel em uma forma de cupcake comum, de 12 cavidades e reserve.

Na tigela da batedeira, coloque as raspas de laranja e limão e o açúcar. Com os dedos, esfregue o açúcar nas raspinhas, pra extrair mais aroma das raspinhas – esse passo é opcional, mas é tão divertido! Adicione a manteiga e o óleo e bata até obter um creme claro. Você vai precisar raspar as laterais da tigela com uma espátula de silicone.

Junte os ovos, um a um batendo bem a cada adição. Eu sempre faço isso, mas confesso que não sei se teria problema colocar todos os ovos de uma vez só! Hahahahahah!

Acrescente a baunilha, o Cointreau (ou essência de laranja) e o Amaretto (ou essência de amêndoas). Misture bem.

Muffins de Panetone

Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o fermento e o sal usando um batedor de arame. Adicione 1/4 da mistura de farinha à massa, bata, adicione 1/3 do leite e bata. Repita esse procedimento até terminar os dois – a última coisa que você vai acrescentar é a mistura de farinha de trigo.

Adicione as frutas reservadas e qualquer restinho de suco de laranja que tenha sobrado na panelinha. Misture com a espátula de silicone.

Divida a massa entre as forminhas de cupcake. Salpique o açúcar mascavo sobre a massa e leve para assar por uns 20 minutos, ou até que passem o teste do palito.

Deixe esfriar sobre uma gradinha. Quando estiverem esfriado completamente, coloque em uma caixinha ou saquinho bonitinho e presenteie! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: