Biscoitos Amanteigados de Chocolate e Especiarias

English version

Shortbread de Chocolate e Especiarias Dezembro aqui no Tertúlias é sinônimo de presentes comestíveis!

Para começar a série, eu queria fazer algo com chocolate e especiarias, que fosse natalino mas nem tanto. Eu também queria um biscoito fácil e rápido, porque precisava levar ALGO pra uma reunião com amigos. Encontrei essa receita da King Arthur’s Flour e imediatamente decidi fazer – amo biscoitos amanteigados e tinha todos os ingredientes em casa!

Eu usei duas coisas um pouco difíceis de achar: pimenta-da-Jamaica e “pumpkin pie spice”, um temperinho pronto que mistura canela, cravo, gengibre e noz-moscada. Para fazer essa receita, você vai precisar de 1 colher (chá) de especiarias – use uma mistura do que você tiver em casa, mesmo que seja só canela e noz-moscada. Se achar gengibre em pó, cravo em pó e pimenta-da-Jamaica, melhor ainda!

1 xícara (225 g) de manteiga sem sal, amolecida – tem que estar beeeem amolecida, porque você vai misturar a massa na mão!
1 colher (chá) de sal
1 xícara (200 g) de açúcar
1/3 de xícara (28 g) de cacau em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de especiarias diversas – eu usei ½ de pimenta-da-Jamaica e ½ de pumpkin pie spice, mas você pode substituir por uma combinação de canela, cravo em pó, gengibre em pó e noz-moscada
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 e 3/4 de xícara (200 g) de farinha de trigo

Shortbread de Chocolate e Especiarias

Comece forrando duas formas quadradas de 20 cm com papel alumínio, deixando umas alças para facilitar na hora de remover da forma. Unte bem. Como a massa é rapidinha, você já pode pré-aquecer o forno.

Essa receita a gente faz na mão, o que parece complicado mas na verdade vai bem rápido – e só suja uma tigela e uma espátula de silicone! Mas a manteiga tem que estar em ponto de pomada!

Misture bem a manteiga, o sal e o açúcar. Acrescente o cacau, a baunilha, as especiarias e o fermento. Misture bem. Acrescente a farinha de trigo e misture com a espátula, só até não ver mais pontinhos brancos de farinha.

Divida a massa entre as duas assadeiras, alise bem e faça furinhos com um garfo. Asse por mais ou menos 30 minutos.

Retire do forno e deixe esfriar por uns 5 minutinhos. Use as alças para remover das formas e corte em quadradinhos imediatamente. Deixe esfriar numa gradinha.

Quando estiverem esfriado completamente, coloque em uma caixinha ou saquinho bonitinho e faça sucesso com seu presente comestível! 🙂

Uma resposta

Deixe um comentário