Barrinhas de Chocolate Coco e Nozes

English version

O blog estava paradinho, né? Agosto foi um mês BEM zoado, mas terminou da melhor maneira possível, então estamos de volta!

Quando vi essa receita, decidi adaptar de levinho, só para trocar o “Karo” (aff) por mel de verdade. Fui ao mercado e comprei nozes pecã, mas esqueci que a receita pedia 3 xícaras e comprei só um pacotinho! Então, tive que adaptar também, reduzindo a quantidade para duas xícaras e colocando metade nozes pecã e metade nozes mariposa. Aí, quando fui separar os ingredientes para fazer a foto, percebi que não tinha gotas de chocolate nem coco em flocos em quantidade suficiente – então usei chocolate picado e completei o coco com coco ralado comum 😀 Mas com todas essas adaptações, as barrinhas ficaram ótimas! 🙂

Para uma forma de 20 x 30 cm, você vai precisar de:

Base:
1 ¾ xícaras de farinha de trigo
¾ xícara de açúcar de confeiteiro
¼ xícara de cacau em pó, sem açúcar
¾ xícara (170 g) de manteiga gelada, cortada em cubinhos

Camada de chocolate delícia:
1 ½ xícara de gotas de chocolate – eu usei chocolate em barra, picado, e completei com discos de chocolate, ambos 70%

Cobertura:
3 ovos grandes
¾ xícara de açúcar mascavo – pressione bem na xícara medidora
¾ xícara de mel
¼ xícara (60 g) de manteiga, derretida – sim, manteiga de novo, não é erro! 😀
1 xícara de coco em flocos adoçados – eu usei uma mistura de coco em flocos NÃO adoçados e coco ralado
2 xícaras de nozes pecãs – eu usei uma mistura de nozes pecãs e mariposa, mas acho que ficaria bem gostoso usando avelãs em vez de nozes!

Barrinhas de Chocolate Coco e Nozes

Como a maioria das receitas de barrinhas, comece preparando a forma: unte uma assadeira de 20 x 30 cm e cubra-a com papel alumínio, deixando uma “alça” para facilitar na hora de retirar da assadeira. Unte BEM o papel alumínio, tomando cuidado para não rasgar. Preciso reforçar o conceito de untar BEM o papel alumínio: não fiz isso (gente, agosto é zoado mesmo) e um pedaço GRUDOU de um jeito que não teve como desgrudar! 😦

Em outra assadeira, coloque as nozes, sem empilhar. Asse por uns 10 minutinhos, sacudindo de vez em quando, só para dar uma leve tostada. Reserve.

Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o açúcar de confeiteiro e o cacau em pó usando um fuê. Adicione a manteiga gelada e esmague os pedacinhos com a ponta dos dedos, até obter uma farofinha. Pressione essa farofinha no fundo da assadeira preparada e asse em forno pré-aquecido por 15 minutos.

Assim que retirar a base do forno, despeje as gotinhas de chocolate (ou chocolate picado) uniformemente sobre a massa – o chocolate vai derreter rapidinho, formando uma camada bem gostosa 😀

Deixe esfriar sobre uma gradinha por pelo menos 30 minutos.

Em uma tigela, bata levemente os ovos com um fuê. Adicione o açúcar mascavo, o mel e a manteiga derretida. Misture bem até que todos os ingredientes estejam incorporados. Acrescente o coco e as nozes.

Despeje essa mistura sobre a base e leve para assar em forno pré-aquecido por mais ou menos 35 minutos, ou até que a cobertura esteja firme e as bordas estejam douradas. Deixe esfriar por uma hora e então leve à geladeira por mais uma hora.

Use as “alças” de papel alumínio para retirar as barrinhas da forma. Coloque-as sobre uma tábua. Corte-as com uma faca bem afiada e sirva!

Anúncios

Uma resposta

  1. […] tertuliasff.wordpress.com/2017/09/01/barrinhas-de-chocolate-coco-e-nozes/Versão em português […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: