Salmão Curado

English version

Salmão Chef John

Continuando as Tertúlias de Verão, finalmente fotografei uma das minhas receitas favoritas! Essa é uma ótima opção para se ter na geladeira e fazer um almoço rápido – uma saladinha ou um sanduíche com algumas fatias desse salmão resolvem. Além disso, para fazer essa receita você não precisa ligar o fogão, o que é ideal nesse calorão!

Essa deve ter sido a primeira receita do Chef John que assisti. Obviamente, depois que testei virei fã! No Natal, servi com torradinhas e cream cheese, que temperei com endro picadinho e pimenta-do-reino. Foi um sucesso!

1 peça de salmão – a minha tinha aproximadamente 1 kg, mas pode ser de qualquer tamanho, a salmoura é a mesma.

Para a salmoura:

2 1/2 xícaras de água fria

1/3 xícara de açúcar

1/2 xícara de sal

Salmão Chef John

Comece tirando a pele do salmão – ou comprando já sem pele, mais fácil. Com calma (e uma faca afiada) ela sai todinha.

Corte o salmão como se fosse fazer sashimi – ou seja, fatias de mais ou menos 0.5 cm. Se as suas fatias ficarem mais grossas, não tem problema – é só deixar um pouquinho mais na salmoura!

Para a salmoura, um pouco de muque e fé será necessário: misture todos os ingredientes em uma tigela média até que a água volte a ficar transparente. Nos primeiros dois, três minutos misturando, você vai pensar “essa água nunca mais ficará transparente”, mas aí é que entra a fé (e o muque): ela fica transparente sim, siga misturando!

Monte uma estação de trabalho na sua cozinha: o salmão cortado, a tigela, o prato para colocar o salmão pronto, a gradinha e o celular (ou timer de cozinha, se você for desses). Se você não tiver uma gradinha, coloque bastante papel-toalha sobre a bancada, para secar um pouquinho o salmão.

Coloque algumas peças de salmão na salmoura e marque três minutos. Não coloque muitos de uma vez só, só uma camada mesmo. Aos três minutos, transfira as peças de salmão para a gradinha (ou papel-toalha), para que elas escorram um pouco. Coloque outra leva de salmão na salmoura e repita o processo.

À medida em que o salmão vá escorrendo o excesso de líquido, acomode as peças em um prato, bem juntinhas, mas sem empilhar. Cubra o prato com plástico-filme e leve à geladeira por 12 horas.

Sirva com torradas e cream cheese temperado, ou só com shoyo mesmo!

Anúncios

Uma resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: