Muffins de Mirtilo

English version

Muffins de Mirtilo

Para continuar a série de muffins, resolvi repetir uma receita maravilhosa, mas que nunca tinha tirado foto: os muffins de mirtilo da Technicolor Kitchen!

Como já tinha feito uma receita de muffins com cobertura de donut, resolvi omitir dessa vez. Não senti a menor falta! 🙂 Se você é como meu pai, que não é muito chegado em mirtilos crus, saiba que eles são muito mais gostosos assados!

Para 12 muffins, você vai precisar de

255 g de farinha de trigo

100 g de açúcar

2 colheres (chá) de fermento em pó

1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1/2 colher (chá) de sal

3/4 xícara de buttermilk – para fazer em casa, coloque uma colher  (sopa) suco de limão ou vinagre na xícara medidora, preencha até a marca de 3/4 com leite integral e deixe talhar uns 10-15 minutos.

90 g de manteiga, derretida

2 ovos

raspas de um limão siciliano – não omita as raspas, elas fazem toda a diferença!!!

1 colher (chá) de baunilha

1 1/2 xícara de mirtilos – usei congelado, direto do freezer pra massa.

Muffins de Mirtilo

Comece preparando o buttermilk e derretendo a manteiga – se você for mais esperto, já derreta a manteiga em uma panela grande o suficiente para misturar a massa também!

Misture os ingredientes secos em uma tigela, usando um fuê para garantir que tudo fique bem misturadinho e sem pelotinhas.

Quando a manteiga derretida esfriar um pouquinho, misture os ovos, a baunilha e o buttermilk. Despeje a mistura de secos e misture LEVEMENTE com uma espátula de silicone – massa de muffin não deve ser batida, pra não ficar dura – não viu mais pontinhos de farinha, parou de mexer!

Misture os mirtilos rapidinho na massa e despeje nas forminhas – encha só até 3/4 da capacidade, para que os muffins não transbordem no forno!

Asse por uns 25 minutos – ou até dourar/palito sair limpo, sabe como é. Deixe esfriar em uma gradinha – se você tentar comer quente, a massa fica toda grudada na forminha de papel, é um estresse #truestory #aprendinaprática

Para congelar, é só colocar no saquinho ziploc! 🙂 Dizem que dura três meses no freezer, mas só se você esquecer que eles estão lá mesmo, senão vai querer comer BEM ANTES disso! 😀

Anúncios

Uma resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: