Pão Integral de Cenoura

English version

Pão de Cenoura

Entre política estressante, trabalho ainda mais estressante e vida aprontando das suas palhaçadas, o Tertúlias ficou meio paradinho, mas a cozinha não! Estou me esforçando para não comprar pão industrializado – o caseiro é mais gostoso (e eu curto o processo). Outra meta é a de limpar o Pinterest, finalmente fazendo as mil receitas que pinei. Claro, esta última é impossível. Todo dia tem uma receita nova… 😀

Combinando estes dois objetivos, resolvi finalmente fazer este pão da Cozinha da Ceci, que tinha pinado lá em mil novecentos e bolinha! Fiz dois pães (um para comer, outro para congelar), aumentei também a quantidade de cenoura que a receita pedia e não me arrependi. Minto. Me arrependi de não ter feito mais!

Para uma forma de 30 x 12, você vai precisar de:

2 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar
1 xícara de água morna
2 ovos
2 cenouras médias, descascadas e em pedaços – a receita original pedia 1 pequena, nãããão, manda bala na cenoura! 😀
½ xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo branca
½ xícara de farinha de trigo integral
½ xícara de aveia em flocos finos – você pode trocar por mais farinha integral
1 colher (chá) de sal

Pão de Cenoura

Em uma tigelona (que dê para misturar bem todos os ingredientes), misture o fermento com açúcar. Acrescente a água morna – lembra da regra dos 10 segundos? – e reserve até que o fermento comece a borbulhar. DIZ A LENDA que este passo é opcional quando a gente usa o fermento biológico seco, mas eu nunca arrisquei.

Bata no liquidificador os ovos, a cenoura e o óleo. Despeje esta mistura sobre o fermento. Acrescente as farinhas e o sal e misture com uma espátula de silicone até que você não consiga ver pedacinhos de farinha.

Despeje o pão na forma (untada se for o caso). Cubra com um pano de prato bem vó e deixe crescer em um lugar quentinho até dobrar de volume.

Asse em forno preaquecido por mais ou menos 40 minutos, ou até dourar dos lados – se você bater na parte superior, ele vai estar firme e você vai ouvir um leeeeeve som de oco.

Espere uns cinco minutinhos, retire da forma e deixe esfriar em uma grade. Resista à tentação de cortar o pão ainda quente, para que ele não esfarele!

FREEZER: Para congelar, basta enrolar bem o pão (frio, lógico) em plástico-filme. Eu costumo cortar em blocos, para só descongelar o que vou comer no dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: