Bolinhos de Frango Super Cremosos

Bolinhos de Frango Super Cremosos

Somos apaixonados por futebol americano. Obviamente, todo Super Bowl é um evento aqui em casa. Para acompanhar o Super Bowl 50 (FINALMENTE, Broncos!!!), resolvi testar uma receita do Chef John que parecia excelente.

Já aviso: não foi fácil modelar. O truque é deixar a massa ficar BEM gelada antes de tentar fazer bolinhas. Perdi um tempinho me estressando até pensar nisso… O melhor é fazer esta receita de um dia pro outro. Por outro lado, os bolinhos quentinhos, quase escorrendo o recheio de tão cremosas, compensaram qualquer estresse! 🙂

Outra coisa legal desta receita é que você pode reaproveitar sobras de frango – e pode congelar as bolinhas que não fritar no dia!

 

Você vai precisar de:

½ xícara de manteiga

½ cebola, picada beeeem miudinha

½ xícara de farinha de trigo

2 ½ xícaras de leite integral gelado

pimenta-do-reino, noz-moscada, pimenta-caiena e sal – pra variar só um pouco, eu coloquei páprica.

2 xícaras bem cheias de frango cozido e picado beeeeeem miudinho – usei sobras do churrasco

½ xícara de presunto picado beeeeem miudinho

2 colheres (sopa) de salsinha picada

 

Farinha de trigo, ovos e farinha de rosca para empanar.

 

Comece preparando o molho branco – que vai ser bem mais grosso do que o molho branco da lasanha 😀

Em uma panela que caiba todos os ingredientes, derreta a manteiga e doure a cebola. Acrescente a farinha de trigo, misture muito bem e cozinhe por uns três minutos, para tirar aquele gostinho tosco de farinha crua. Enquanto cozinha, tempere com a pimenta-do-reino, noz-moscada, pimenta-caiena e sal.

Passados esses três minutos, desligue o fogo e despeje, DE UMA VEZ SÓ, o leite GELADO. Misture bem com o batedor de arame e ligue o fogo em temperatura média-alta.

“Mas não vai empelotar?”. Não! Como o Chef John sempre diz: “hot roux, cold milk, no lumps”. A primeira vez que fiz assim também tive medinho, mas dá super certo e dá bem menos trabalho do que o método tradicional.

Bolinhos de Frango Super Cremosos

Cozinhe bem, misturando sempre, até ferver. Quando ferver, continue cozinhando por uns três minutos e desligue o fogo. Você vai notar que está bem mais grosso do que o molho branco tradicional – é isso mesmo!

Enquanto o molho dá uma esfriada, pique finamente a salsinha, o frango cozido e o presunto. Você pode usar o processador, se preferir. Eu morro de preguiça de lavar o processador e acho que não fica com uma textura muito legal, mas tem quem goste!

Misture a salsinha, o frango cozido e o presunto no molho e misture bem. Cubra com um filme plástico e leve para gelar por pelo menos 4 horas – o ideal, descobri depois, é de um dia pro outro.

Com a massa gelada, forme bolinhas e empane DUAS vezes: passe na farinha de trigo, no ovo, na farinha de rosca, e de novo no ovo e na farinha de rosca. A ideia é formar uma casquinha um pouco mais grossa, pra evitar que exploda quando fritar!

Frite em óleo quente por uns quatro minutos, ou até dourar e ficar lindão!

Se não for usar todas as bolinhas, leve-as ao congelador até que fiquem firmes. Quando estiverem totalmente congeladas, transfira para um saquinho ziploc e congele por até três meses.

Anúncios

Uma resposta

  1. Espetáculo! Congela que eu vou testar em abril.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: