Biscoitos com Gotas de Chocolate

Slice and Bake Choco Chip

Continuando a série de biscoitos de Natal, que tal uns biscoitos com gotas de chocolate, só que no formato fácil “fatie-e-asse”? E que você até pode usar a batedeira, mas nem precisa? Se a sua manteiga já estiver meio amolecida (o que é bem fácil nesse calor!), só precisa sujar uma tigela e uma espátula. 🙂

A receita veio do La Cucinetta. Lá, ela sugere dar o rolinho de presente – antes de assar, pra pessoa fazer quando bem entender. Achei a ideia ótima, especialmente pra quando a gente vai visitar alguém que acabou de se mudar, de ter um bebê, etc.

Pra variar, eu adaptei o modo de preparo. E coloquei mais chocolate.

Você vai precisar de:

1 1/3 xícaras de farinha de trigo

1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio

1/4 colher (chá) sal

115 g de manteiga sem sal, amolecida (em consistência de pomada)

½ xícara de açúcar

1/3 xícara de açúcar mascavo, bem apertado na xícara

1 ovo grande

2 colheres (chá) essência de baunilha

3/4 xícara de chá de chocolate amargo picado – o normal seria usar gotas de chocolate, mas aqui só encontro aquelas gotas cheias de gordura hidrogenada, ECA!

Não usei, mas acho que super combinaria colocar ½ colher (chá) de noz moscada ralada na hora. Ou de canela. Ou de pimenta da Jamaica.

E, claro, você pode colocar nozes picadas. ½ xícara, talvez!

 

Em uma tigela, coloque a manteiga amolecida e os açúcares. Com a espátula, misture bem até que esteja homogêneo. Se a manteiga estiver em consistência de pomada, este processo é bem rapidinho. Senão…. melhor ir de batedeira mesmo!

Adicione o ovo e a baunilha e misture, raspando a tigela para misturar melhor. Adicione a farinha e, com a mão mesmo, amasse delicadamente até incorporar. Sugiro usar uma mão só, pra diminuir a zona na cozinha 😀

Acrescente o chocolate picado e misture um pouco mais.

Como todas as outras receitas do tipo fatie-e-asse, divida a massa em duas partes. Despeje uma metade sobre uma folha de papel manteiga e faça um rolinho bem ajeitadinho. Como esta massa é um pouco mais grudenta do que as outras que já fizemos, achei melhor colocar um NADINHA de farinha no papel manteiga, para ajudar a enrolar. Deu certo.

Eu não tinha nenhum rolo de papel toalha vazio em casa, mas se você tiver, melhor: coloque o rolinho de massa dentro do rolo de papel toalha vazio, para que ele mantenha a forma cilíndrica, e leve à geladeira por 8 horas – eu deixei no freezer por duas, me julguem. Se não for assá-los todos no mesmo dia, é legal enrolar os rolinhos em papel alumínio ou plástico filme, para formar uma segunda camada de proteção.

Slice and Bake Choco Chip

Tire o rolinho do freezer. Com uma faca bem afiada, corte rodelas de mais ou menos 0,5 cm. Vai ser mais chatinho de cortar do que os biscoitos deste tipo que já fizemos, por causa dos pedaços de chocolate, mas não tem estresse. Coloque em uma assadeira forrada com silpat ou papel manteiga.

Asse, em forno preaquecido, por 12-14 minutos, ou até dourar. Eles ainda estarão meio molinhos. Deixe esfriar por 5 minutos na assadeira e transfira para uma gradinha, para que eles esfriem completamente. Aí é só colocar em uma caixinha fofa e presentear!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: