Biscoitos de Maple e Noz-Moscada

Biscoitos de Maple e Noz Moscada

Quando vi esta receita no Smitten Kitchen tive um mini siricotico e pinei na hora. Sabia que ia fazer pro Natal, mas ainda era outubro! Originalmente, estes seriam biscoitos tradicionais, abertos e cortados com cortadores bonitinhos – vejam as fotos lindas no blog dela! Mas eu realmente não sei como alguém tem tempo/saco para fazer isso em dezembro!

Sei que xarope de bordo não é fácil de achar, nem barato – o meu vem na mala do Sky quando ele visita a família, ou na mala da família dele quando vêm pra cá. Usamos com muuuuuita parcimônia, porque é muito raro! E toda vez que uma receita pede este ingrediente, eu penso 100 vezes antes de fazer.

Então deixa eu dizer uma coisa: VALE. A. PENA. Vale a pena pagar uma fortuninha neste ingrediente, vale a pena usar o restinho dele que você estava economizando, vale. Eles são sensacionais – talvez os biscoitinhos mais gostosos desta série! O sabor do xarope é claramente perceptível no biscoito e … fica na boca, sabe? Um espetáculo.

1 xícara (226 g) de manteiga em temperatura ambiente

1 xícara (200 g) de açúcar

½ xícara (118 ml) de xarope de bordo (maple syrup) puro – como sempre, deve ser possível substituir por melaço de cana, mas o sabor é diferente. Não compre aqueles que são 10% maple syrup (90% xarope de milho), não vale a pena, porque o gosto não vai ser perceptível no biscoito pronto.

1 gema

3 xícaras (375 g) de farinha de trigo

½ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora (ou ¼ de colher de chá de noz moscada já moída)

1 colher (chá) de sal

a batedeira, bata o açúcar e a manteiga até obter um creme fofo e claro. Com ela ligada, adicione a gema e despeje o xarope de bordo lentamente. Desligue a batedeira.

Ao ler a receita original, amei o fato de que ela não manda peneirar os ingredientes secos, mas segue o truque (que aprendi com o Chef John do Foodwishes.com) de misturar tudo muito bem com um batedor de arame! Muito mais fácil!

Em uma tigela, misture a farinha, a noz-moscada e o sal. Despeje esta mistura sobre a massa da batedeira e, com uma espátula, amasse até que esteja homogêneo e você não veja a farinha.

Vocês vão reparar que sim, esta parte é igual em todas as receitas do tipo fatie-e-asse!  Divida a massa em duas partes. Despeje uma metade sobre uma folha de papel manteiga e faça um rolinho bem ajeitadinho. Eu não tinha nenhum rolo de papel toalha vazio em casa, mas se você tiver, melhor: coloque o rolinho de massa dentro do rolo de papel toalha vazio, para que ele mantenha a forma cilíndrica, e leve ao freezer por duas horas. Se não for assá-los todos no mesmo dia, é legal enrolar os rolinhos em papel alumínio ou plástico filme, para formar uma segunda camada de proteção. Em tese, eles duram um mês no freezer.

Tire o rolinho do freezer. Se você for uma pessoa mais organizada do que eu, deixe na geladeira por algumas horas, deve ficar mais fácil de fatiar. Digo “deve” porque nunca fiz isso! 😀 Com uma faca bem afiada, corte rodelas de mais ou menos 0,5 cm e coloque em uma assadeira forrada com silpat ou papel manteiga.

Biscoitos de Maple e Noz Moscada

Asse, em forno preaquecido, por 8-10 minutos, ou até dourar levemente nas bordas. Transfira para uma gradinha, para que eles esfriem completamente. Eles duram alguns dias em um pote bem fechado. Ou 20 minutos na minha casa. O que acontecer primeiro. 😀

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: