Patê de Feijão Branco e Castanhas

Patê de Feijão Branco e Castanhas

Se hommus é o patê vegano basicão, este é o patê ostentação. Não é tão fácil quanto “bate tudo no liqui”, mas vale muito a pena sujar uma panelinha a mais…. 🙂

A receita veio da musa Papacapim – se você não conhece, está perdendo tempo!

Este patê pode ser servido com qualquer vegetal/pão/etc, mas com o pão australiano a coisa fica meio obscena de tão boa.

2 xícaras de feijão branco cozido (sem tempero e escorrido)
½ xícara de castanhas de caju (de molho por 6 horas)
4 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho picados
1 galhinho de alecrim fresco (mais ou menos uns cinco centímetros. Já fiz com o seco. Fica bom, mas com o fresco fica melhor)
4 colheres (sopa) de suco de limão
¼ xícara de água
sal e pimenta do reino a gosto (eu coloco páprica e pimenta caiena também)

Patê de Feijão Branco e Castanhas

Seis horas antes de pensar em comer, coloque ½ xícara de castanhas de caju de molho. É só colocar em uma tigela e cobrir com água mesmo, nada sofisticado. Passadas as seis horas, escorra e reserve.

Em uma panelinha, aqueça o azeite. Antes que ele ferva, desligue o fogo, junte o ramo de alecrim e deixe descansar por 10 minutos, pra pegar gosto.

Patê de Feijão Branco e Castanhas

Passado este tempo, descarte o ramo de alecrim (se usar o seco, não precisa nem catar, porque ele é mais fraquinho), aqueça o azeite e frite o alho.

Coloque no liquidificador o feijão branco, as castanhas (já escorridas), o azeite, o suco de limão, a água e os temperos. Bata até que a mistura fique cremosa. Está tecnicamente pronto, mas vale a pena bater 30 segundos – fazer uma pausa, dar aquela misturadinha – bater mais 30 segundos, pra deixar mais aerado/cremoso/delicioso/perfeito.

Em tese, dura uma semana na geladeira. Na vida real, não vai durar além do almoço/jantar. #fatos

Anúncios

3 Respostas

  1. […] avô gostou de comer PURO, sem nada mesmo! Eu costumo comer com hommus, mas na foto servi com uma pastinha vegana de feijão branco que é DIVINA e vai aparecer por aqui logo logo! […]

    Curtir

  2. […] that were different (and, if possible, vegan), I stumbled upon this one. As I had already made a white bean dip and a beet dip, I had no doubt that putting them together would be a hit! […]

    Curtir

  3. […] do tradicional (e, se possível, veganas), acabei encontrando essa receita. Como já tinha feito um patê de feijão branco e outro de beterraba, não tive dúvidas: juntar os dois ia ser sucesso! […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: