Pão de Batata Recheado

Pão de Batata Recheado

Há um tempinho, Sky fez jus à sua natureza gringa: viu um saco de SEIS QUILOS de batata a um preço bom no mercado e comprou, sem pensar no que diabos nós DOIS faríamos com seis quilos de batata em casa….

Procurando receitas com batatas que pudessem ser congeladas, já que não daríamos conta de comer tudo de uma vez, encontrei esta receita no site do Edu Guedes. Nunca tinha feito nenhuma receita de lá, mas a vovó Morena tem várias revistinhas de receitas dele, então confiei! E valeu a pena, porque estes pãezinhos são deliciosos, levinhos e congelaram super bem!

Para a massa, você vai precisar de:

½ xícara de leite morno
1 colher (sopa) de açúcar
1 envelope de fermento biológico seco
2 xícaras de purê de batata (eu cozinhei um mundo de batata, amassei e medi duas xícaras – o que sobrou virou nhoque, que um dia aparece aqui….)
1 ovo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de sal
3 a 4 xícaras de farinha de trigo (aqui usei 3 ½ , mas depende muito da sua batata, da umidade relativa do ar, etc.)
1 gema para pincelar

Mais ou menos duas xícaras de recheio. Eu usei o clássico queijo e presunto, mas pão de batata recheado de frango com catupiry é excelente!

Em uma tigelONA, coloque todos os ingredientes da massa, exceto a farinha. Dê uma misturada e prepare o muque. Acrescente umas duas xícaras de farinha, sove um pouco, e vá acrescentando farinha (e sovando) até que a massa desgrude da mão.

Quando a massa estiver soltando da mão, cubra a tigelona com um pano e deixe crescer por uns 40 minutos.

Divida a massa em 12 pedaços mais ou menos iguais. Abra uma bolinha, coloque o recheio e feche, cuidando pra que fique bem fechado (para não vazar recheio, o que aconteceu comigo porque ignorei essa parte de fechar bem!).

Macarrão da Tia Leo

Quando todas as bolinhas estiverem prontas, deixe crescer por outros 40 minutos. Pincele com a gema, coloque gergelim por cima (eu não tinha no dia, mas super recomendo). Leve para assar em forno médio por 30-40 minutos. Se for congelar, espere esfriar bem, taque tudo em um saquinho ziploc da vida e pronto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: