Pão Apressadinho

Pão Apressadinho

A maioria das receitas de pão leva quase três horas para ficar pronta. 10/15 minutos de preparo + 1 hora de descanso + 5/10 minutos para modelar (dependendo da sua frescura) + 1 hora de descanso de novo + 25/30 minutos de forno.

Então é meio óbvio que tive que testar uma receita, encontrada no Pinterest, que prometia pão pronto em uma hora! Fiz meio na dúvida, achando que não ia dar certo, mas me enganei redondamente. Depois de uma hora (5/10 minutos de preparo + 25 minutos de fermentação + 25/30 minutos de forno), estava comendo um pão gostoso!

É um pão simples, com os ingredientes básicos de todo pão, nada de inovador. É só gostoso. E fácil. E rápido.

Já virou a receita padrão aqui de casa!

Para dois pães grandões, ou quatro pães médios, você vai precisar de

5 xícaras de farinha
1 ½ colher (sopa) de fermento biológico SECO (tem que ser o seco. É ele que permite que a receita seja tão rápida!)
4 colheres (sopa) de açúcar
1 ½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo
2 xícaras de água morna (lembra, né? 10 segundos sem queimar o dedo)

O passo-a-passo é muuuuuito besta! Sem segredo nenhum!Misture os ingredientes secos. Depois, acrescente os líquidos e dê uma misturada só para facilitar a sova.

Daí é sovar. Se for na mão, sove por uns 5 minutos. Na batedeira com batedor em formato de gancho, 1-2 minutinhos resolvem. A ideia é conseguir uma massa lisa.

ATENÇÃO: se você for fazer esta receita na batedeira, é bom saber que essa quantidade é meio que o máximo que elas aguentam. Bata em uma velocidade mais baixa que o normal pra não forçar a barra. É tão rapidinho que não tem estresse bater em velocidade baixa.

Neste momento, uma receita normal falaria em “descanse por uma hora”. Como o esquema aqui é veloz, essa etapa não existe. Assim que terminar de sovar, modele os pães como desejar. Eu fiz quatro bisnagas, porque achei que assaria melhor do que os dois pães giga que tinha feito quando testei a receita. Estava certa. 😀

Coloque-os em uma assadeira untada ou forrada com silpat. Cubra com um pano de prato #vó e deixe descansar por 25 minutos.

Durante os 25 minutos, você vai:
1. pré-aquecer o forno;
2. lavar a louça que você sujou;
3. Achar aquela faca afiada da sua casa.

Passados os 25 minutos, faça cortes de mais ou menos meio centímetro de profundidade nos pães (veja a foto). Antes eu achava que isso era frescura, mas depois descobri que isso permite que o pão cresça de forma uniforme no forno, alcançando o volume máximo, etc. Ou seja: faça.

Pão Apressadinho

Coloque o pão no forno quente e deixe assar por 25-30 minutos. O ponto é o de sempre: quando você der soquinhos no fundo do pão, ele vai fazer um som de oco. O meu forno não doura (mágoas), por isso o meu ficou meio branquelão. Da próxima vez, vou pincelar uma manteiguinha antes de levar ao forno….

Como a maioria dos pães, este também pode ser congelado. Basta esperar esfriar bem e colocar num saquinho ziploc!

Anúncios

2 Respostas

  1. […] Algumas pessoas têm medo de fazer pão. “Nooossa, quem é que tem saco, dá muito trabalho, demora….”. OK, fazer bagels dá trabalho. Fazer pão normal? Não dá trabalho nenhum – e tem até umas versões bem rápidas! […]

    Curtir

  2. […] as cebolinhas/salsinhas picadas e sirva com torradas! Aqui, comemos com o Pão Apressadinho, na versão […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: