Cheesecake Romeu e Julieta

Cheesecake Romeu e Julieta

Antes de chegar para me visitar, a Lê (também conhecida como a irmã do Laudinho, que por sua vez é conhecido como meu pai) me mandou um whatsapp assim: “quero te explorar, pode?”. Eu imediatamente pensei o óbvio: “lá vem”. E vinha mesmo: “faz cheesecake? 😀 ”.

Acho que a penúltima vez que fiz essa receita foi antes de mudar pra cá! Tinha me esquecido do quanto ela era fácil! Quem nos ensinou a fazer foi a Simone, uma amiga da mamãe.

Para completar, encontrei um restinho de goiabada cascão no freezer – derreti para fazer a cobertura (daí o nome da receita) e ficou FABULOSO! Se você não tiver goiabada, não se desespere: use sua geleia favorita.

Para a massa, você vai precisar de:

200 g de biscoito maisena
100 g de manteiga derretida

Para o recheio:

1 pacote de gelatina em pó incolor e sem sabor (12 g)
½ xícara de água para hidratar a gelatina
Mais ou menos 400 g de ricota
1 caixinha de creme de leite
1 lata de leite condensado
Raspas de 1 limão
Suco de 1 limão

Para a cobertura, basta um vidro de geleia da sua preferência (as vermelhas ficam mais bonitas). Ou você pode usar pedaços de goiabada cascão (eu fui no olho, mas era um pedaço de mais ou menos 10 x 10 cm)

A massa é aquela coisa básica de sempre: bata o biscoito no liquidificador até formar um pó. Quebrar bem o biscoito antes ajuda muito na tarefa, mas eu sempre esqueço disso e sofro. Coloque numa vasilha junto com a manteiga derretida e misture com o garfo, formando uma farofa.

Se você tiver uma assadeira de fundo removível, melhor. Eu não tenho, então fui no pirex mesmo! Espalhe a farofinha apenas sobre o fundo da assadeira/pirex/etc, alisando bem. Leve ao forno por uns 10 minutos e reserve.

Enquanto a base esfria, prepare o recheio. A receita original diz para hidratar a gelatina com água e dissolver em banho-maria. Isso é o certo. Eu fui tosquinha e derramei água fervente sobre a gelatina, mexendo bem. Não deu lá muito certo não… 😀

Quando a gelatina estiver dissolvida, bata todos os ingredientes do liquidificador até obter um creme liso e com algumas bolhinhas. Despeje este creme sobre a base já fria. Leve à geladeira até endurecer, o que deve levar umas duas ou três horas.

Enquanto o creme gela, se você estiver usando goiabada cascão, é hora de cortá-la em cubinhos e levar a uma panela com um pouquinho de água em fogo baixo. A ideia é derreter a goiabada até que ela chegue em uma consistência de… geleia, óbvio! 😀 Deixe a goiabada esfriar bem antes de colocar sobre o creme.

Se for usar geleia, acrescente umas duas colheres de água ao pote, só para amolecer um pouquinho, e espalhe sobre o creme.

Coloque o cheesecake na geladeira para endurecer a cobertura (mais ou menos uma hora) e sirva!

Deixe um comentário

