Bolo Mármore de Laranja e Chocolate

Bolo Mármore de Laranja e Chocolate

Essa é outra receita que estava perdida no meu banco de receitas pra postar! Outro absurdo, já que este é meu bolo mármore favorito – não é muito doce, e o sabor da laranja complementa super bem o chocolate! A ideia de fazer DUAS MASSAS parece ser uma trabalheira, mas nem é: é a mesma massa, que você divide e acrescenta chocolate derretido em uma, raspas de laranja na outra.

O truque para fazer o bolo mármore ficar bonito está nas fotos: coloque colheradas de cada cor alternadas, de preferência em duas camadas, e passe um palito LEVEMENTE, só para marmorizar. Não misture muito!

Surpreendentemente, esta receita NÃO veio de um site, mas sim de um livrinho TOSCO de receitas que vinha com o jornal El País 😀 Converti a receita para xícaras usando a calculadora do TudoGostoso, já que eu sempre uso a balança.

100 g de chocolate – eu usei o meio amargo, com 53% de cacau. Você pode usar um ao leite, se preferir o bolo mais doce!

200 g (1 ¼ xícara) de açúcar

250 g (1 ¼ xícara) de manteiga em temperatura ambiente

1 colher (chá) de baunilha

3 ovos

300 g (2 ½ xícaras) de farinha de trigo

50 g (1/3 xícara) de maisena

1 colher (sopa) de fermento em pó

Raspas de 2 laranjas

Suco de 1 laranja

Derreta o chocolate em banho-maria (ou no micro ondas) e deixe esfriar.Bata o açúcar com a manteiga até obter um creme claro, usando a batedeira ou o combo fuê + muque. Adicione a baunilha e os ovos, um a um, batendo bem depois de cada adição.

Agora é hora de acrescentar os ingredientes secos, de preferência peneirados. Não bata – só misture delicadamente, com a finesse e calma que você provavelmente achou que não tinha. Divida a massa em duas tigelas.

Na primeira, misture o chocolate derretido e já frio – mas não sólido, obviamente. Na segunda, misture as raspas e o suco de laranja. Ligue o forno, para esquentar.

Em uma forma untada (aqui usei uma de 20 x 20 cm, mas sobrou massa – que virou cupcake, então recomendo usar uma de 20 x 30 cm), coloque colheradas alternadas das massas. Faça duas camadas dessas colheradas – acho que vendo as fotos fica mais fácil de entender! Passe um palito cuidadosamente para mesclar, mas tente não misturar muito pra não ficar tudo da mesma cor! 😀

Bolo Mármore de Laranja e Chocolate

Asse o bolo por mais ou menos 40 minutos (faça o teste do palito!). Concentre-se, respire fundo e deixe o bolo esfriar antes de cortar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: