Bolo de Fubá com Goiabada

Bolo de Fubá com Goiabada

Tem dias que precisamos de coisas elaboradas, complexas. E tem dias que só precisamos de um bolo com cara de vó e um café passado na hora. Eu queria um bolo de vó, mas de vó mesmo.

Então liguei pra vovó e pedi uma receita de bolo de fubá. Ela, lógico, tinha CINCO (sério). Escolhi a menorzinha e fiz, acrescentando pedaços de uma preciosíssima goiabada cascão que a mamãe trouxe!

Ficou espetacular! Congelei metade pra não comer tudo de uma só vez, mas achei que não ficou tão legal depois de descongelado. Da próxima vez, serei menos gulosa e farei só meia receita 😀

2 ovos
2 xícaras de leite
1 xícara de óleo
1 ½ xícara de açúcar (eu sei que parece muito, mas o bolo não fica muito doce! Sério! Só quando você morde a goiabadinha mesmo!)
2 xícaras de fubá
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento químico (aka “Pó Royal”)
Goiabada cascão cortada em pedacinhos – quantidade necessária para cobrir o bolo como fiz na foto.

Como todo bolo de vó, esse exige um pouquinho de muque. Mas não muito, porque o liquidificador tá aí pra ajudar 😀

Comece cortando a goiabada em cubinhos. É uma encheção fazer isso, porque ela vai grudando na faca e, a menos que você tenha um saco incrível, elas não vão ficar do mesmo tamanho. Não tem problema. Continue cortando e pense no bolo com café que você vai comer em uma hora, mais ou menos…. Aproveite também para untar uma forma – a minha tinha 20 x 30 cm e deu super certinho. E não esqueça de ligar o forno! 😀

Leve ao liqui os ovos, o leite, o óleo e o açúcar e bata bem. Despeje a mistura em uma tigela grande e acrescente o fubá aos poucos, misturando bem. Quando você tiver uma mistura homogênea, acrescente a farinha aos poucos. Quando tudo estiver misturado, acrescente o fermento (tem que ser por último mesmo, para que ele não comece a reagir!).

Despeje a massa na forma e alise bem. Coloque os pedacinhos de goiabada sobre o bolo, deixando um espaço PEQUENO entre eles. Quanto mais goiabada, mais feliz você será, obviamente.

Bolo de Fubá com Goiabada

Leve para assar por 30-40 minutos, dependendo do seu forno (no meu foram 35 minutos). Quando for fazer o teste do palito, seja esperto e não fure um pedaço com goiabada 😀

Ponha água para ferver. Retire o bolo do forno, espere uns cinco minutos e desenforme com cuidado. A água já deve ter fervido, então passe o café. Quando o café estiver pronto, sirva o bolo (que vai estar morninho) com uma caneca de café!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: