Biscoitos de Gengibre e Mel

Biscoitos de Gengibre e Mel

Para começar nossa série de biscoitos de Natal, nada melhor que estes delicados biscoitos de gengibre e mel! Eles são muito gostosos (não vou fazer só no Natal!) e, para melhorar, são muito fáceis.

A receita veio do sempre lindo Moldando Afeto. Aliás, corram lá pra ver esta receita lindamente ilustrada por ele! ♥

Lá, ele cortou em círculos com um cortador e polvilhou com açúcar antes de assar (acho). Como a minha ideia era fazer algo mais prático pra lidar com a correria de fim de ano, só fiz o rolinho tradicional da técnica de “fatiar-e-assar”, fatiei e… assei 😛

Você vai precisar de
450 g de farinha de trigo
110 g de açúcar mascavo
150 ml de mel
90 g de manteiga amolecida (em consistência de pomada)
2 ovos
1 colher (sopa) rasa de gengibre fresco ralado – da próxima vez, vou colocar mais. Achei bem suave, mas isso é porque eu sou a louca do gengibre. 😀
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal

Em uma tigela que caibam todos os ingredientes, misture bem a manteiga com o açúcar – ele sugere usar um batedor de arame, mas eu tentei e não achei que deu muito certo, então fui pra espátula de silicone mesmo 😀 Quando eles estiverem bem incorporados, junte os ovos, batendo bem, e acrescente o mel e o gengibre. Misture bem para incorporar e coloque o fouet de molho, porque já não vamos mais precisar dele.

Acrescente o fermento e o sal, dê uma misturadinha pra incorporar e então coloque toda a farinha. Com a mão, misture bem, mas não em excesso: quando não enxergar mais pontinhos brancos de farinha, já está pronto. Resista à tentação de continuar brincando com a massa!

Divida a massa em duas partes. Despeje uma metade sobre uma folha de papel manteiga e faça um rolinho bem ajeitadinho. Repita o processo com a outra metade. Eu não tinha nenhum rolo de papel toalha vazio em casa, mas se você tiver, melhor: coloque o rolinho de massa dentro do rolo de papel toalha vazio, para que ele mantenha a forma cilíndrica, e leve ao freezer por duas horas. Se não for assá-los todos no mesmo dia, é legal enrolar os rolinhos em papel alumínio ou plástico filme, para formar uma segunda camada de proteção.

Tire o rolinho do freezer. O certo seria descongelar por algumas horas na geladeira, mas quem é que vai ter saco pra isso? Com uma faca bem afiada, corte rodelas de mais ou menos 0,5 cm e coloque em uma assadeira forrada com silpat ou papel manteiga.

Biscoitos de Gengibre e Mel

Asse, em forno preaquecido, por 8-12 minutos, ou até dourar levemente nas bordas. Transfira para uma gradinha, para que eles esfriem completamente. Daí é só colocar em um saquinho bonito e presentear!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: