Scones de Mirtilos

Scones de Mirtilos

Para logo aí. O que é um scone? Não é biscoito, porque é bem gordinho. Não é um bolo também, porque é muito denso. Não é pão, porque não vai fermento biológico e é muito denso também. Scone é algo aí no meio, meio sem definição mas muito, muito bom! As receitas tradicionais pedem creme de leite e só farinha branca, o que deve deixa-los mais fofinhos, mas estes são *quase* saudáveis, já que só levam um nadinha de açúcar.

Vi esta receita no smittenkitchen, achei as fotos lindas, tinha mirtilos congelados no freezer e resolvi fazer. Ela diz que eles são melhores consumidos na hora, então assei metade e congelei a outra. Lógico que isso não durou quase nada, porque no dia seguinte já estava a louca aqui assando os scones congelados do dia anterior… E ficam perfeitos!

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha integral
Raspas de um limão [não é opcional! Faz diferença!]
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de fermento em pó [o de bolo]
½ colher (chá) de sal
5 colheres (sopa) de manteiga gelada e cortada em cubinhos [Fiz da última vez só com três colheres e ficou ótimo]
1 xícara de mirtilos [ela usa os frescos. Eu acho que é mais fácil trabalhar com os congelados, já que eles não espocam tanto na hora de amassar. Só uso congelado]
2/3 xícara de leite integral

Além disso, você vai precisar de:
1 gema, para pincelar
Açúcar mascavo, para polvilhar
Papel manteiga ou silpat, para colocar embaixo e não ter que sofrer na hora de lavar a assadeira

Comece ligando o forno, já que a receita é rapidinha e o forno precisa estar quentinho… Em uma tigela, misture as farinhas, as raspas, o açúcar, o fermento e o sal. Acrescente a manteiga e, com a ponta dos dedos, esfarele-a até virar uma farofinha – é a mesma técnica da massa da empada.

Quando a massa virar uma farofinha úmida, acrescente os mirtilos e o leite. Com DELICADEZA, amasse com a mão até obter uma massa homogênea. Alguns mirtilos espocarão, mas você não precisa sofrer, vai dar tudo certo. Se eles estiverem congelados, a chance de espocar (sim, eu adoro este verbo) é menor.

Em uma tábua, abra a massa com as mãos, tentando formar um círculo de mais ou menos uns três centímetros de altura. A palavra-chave é “mais ou menos”, porque ninguém tá medindo as coisas com régua.

Corte o disco em oito pedaços. Coloque na assadeira forrada com papel manteiga ou silpat apenas os pedaços que for comer na hora, deixando um espaço entre cada fatia. Uma vez na assadeira, pincele os scones com a gema e polvilhe com o açúcar mascavo. Asse por 15-20 minutos.

Enquanto os scones assam, você pode congelar os pedaços que sobraram (se for o caso). Basta separar as fatias, coloca-las em um prato, cobrir com plástico filme e congelar por algumas horas. Quando elas estiverem bem firmes, transfira para um saquinho tipo ziploc e deixe-as no freezer por até três meses. Quando quiser um scone fresquinho, é só tirar uma fatia do freezer, pincelar com gema, polvilhar o açúcar e levar para o forno, congelada mesmo, e assar por 20-25 minutos.

Scones de Mirtilos

Os scones estarão prontos quando estiverem dourados e firmes na parte de cima, mas não muuuuuito firmes! Retire do forno e, usando a espátula e sua delicadeza, sirva imediatamente com uma xícara de café bem quentinha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: