Biscoitos de Chocolate com Crosta de Açúcar

Biscoitos de Chocolate com Crosta de Açúcar

A Páscoa está chegando – você já reclamou do preço do ovo no Facebook? 😀

Mimimis à parte, a questão persiste: como presentear sem gastar os tubos? A resposta é simples: com algo gostoso feito em casa! Você pode fazer brownies ou você pode fazer estes biscoitos maravilhosos! De qualquer maneira, vai ser: 1) mais barato; 2) mais gostoso; 3) mais carinhoso do que qualquer ovo industrializado! 🙂

Estes foram os biscoitos mais bonitos e mais gostosos que já fiz! O açúcar de confeiteiro dá aquela textura de “derreter na boca”, mas não deixa os biscoitos muito doces. Mesmo com a casquinha de açúcar! Como (quase) sempre, você pode ver a versão profissa da receita na Technicolor Kitchen.

1 ¾ xícaras de farinha de trigo
½ xícara de cacau em pó sem açúcar (veja bem, não é Nescau, não é chocolate dos padres, é cacau mesmo :D)
1 pitada de sal
140g de manteiga sem sal, cortada em cubos
¾ xícara + 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro (tem que ser de confeiteiro, nem invente)
2 colheres (sopa) de leite gelado
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Para a crosta (opcional, mas altamente recomendável)
1 clara de ovo
Açúcar cristal

Esta receita, além de ser maravilhosa, tem um detalhe ótimo: o processador faz tudo por você. “Mas, Ana, eu não tenho processador”. Não tem problema, vai na mão mesmo! 🙂

Misture a farinha, o cacau e o sal. Junte a manteiga e pulse no processador até obter uma farofa grossa. Se não tiver processador, faça como fizemos na receita de empadinha: esmague a manteiga com a ponta dos dedos, até obter a farofinha!

Acrescente o açúcar de confeiteiro, o leite e a baunilha e processe (ou amasse) até conseguir uma massa firme. Divida a massa ao meio e enrole cada metade em uma folha de papel manteiga, formando um cilindro, e leve à geladeira por quatro horas. Eu segui a dica de colocar o cilindro dentro de um rolo de papel toalha, pra manter o formato redondinho.

Biscoitos de Chocolate com Crosta de Açúcar

Depois das intermináveis quatro horas, desembrulhe um dos cilindros de massa (o outro fica na geladeira por enquanto), passe-o na clara e no açúcar cristal, pressionando para que ele “grude”. Fatie o cilindro (em fatias médias) e coloque-os sobre uma assadeira forrada com papel manteiga ou silpat.

Asse em forno preaquecido por 20 minutos – eles devem estar firmes ao sair do forno, mas não SECOS. Deixe esfriar, de preferência em uma gradinha. Se for presentear, espere pelo menos 4 horas antes de colocar no saquinho/pote, para que eles não amoleçam.

Biscoitos de Chocolate com Crosta de Açúcar

Você pode repetir o processo com o outro cilindro de massa, ou você pode congelar por até três meses. Passe uma camada de plástico filme sobre o papel manteiga, para garantir que fique bem vedadinho. Quando você quiser, é só descongelar o cilindro na geladeira por algumas horas, passar na clara + açúcar, fatiar e assar!

Uma resposta

  1. […] porque fiquei com preguiça de fazer a crostinha de açúcar (que é basicamente a que fizemos nos cookies da páscoa). Prometo não te julgar se você preferir seguir a receita dela à risca! […]

    Curtir

Deixe um comentário