Bolinhos/Hamburguinhos de Lentilha

Hamburguinhos de Lentilha

Eu ADORO lentilha. Mais especificamente, eu adoro o arroz com lentilhas que minha avó faz todo ano-novo, “para dar sorte”. E sempre esqueço que posso comer lentilhas de outra maneira!

Ao pesquisar receitas para o especial vegetariano da página no Facebook, encontrei receitas de “bolinho de lentilha” em vários sites que costumo ler (Technicolor Kitchen e  Cantinho Vegetariano, para ficar só em alguns exemplos).

Como eu não consegui me decidir por uma só, misturei um pouquinho de cada receita e mandei bala 😀

Esta é a versão vegetariana. Para fazer os bolinhos em versão vegana, é só omitir os ovos e usar uma cebola inteira (para compensar a umidade). Você provavelmente precisará colocar bem menos farinha de rosca.

Para 12 bolinhos/hamburguinhos, usei
3 xícaras de lentilha cozida, escorrida e fria
½ cebola, picada
½ maço de salsinha, picado
2 ovos
1 colher (chá) de suco de limão
½ colher (sopa) de azeite
Cominho
Páprica picante
Sal
Mostarda em pó
Tomilho
Aproximadamente meia xícara de farinha de rosca

Cozinhe as lentilhas até que elas fiquem macias. Escorra e deixe esfriar. Enquanto isso, faça um molhinho com o azeite, o suco de limão e os temperos. Misture a lentilha, a cebola, a salsinha, os ovos e o molho.

Coloque algo entre metade e três quartos desta mistura no processador e processe até formar uma pasta – não tem problema se algumas lentilhas ainda estiverem inteiras. Misture a pasta com a outra metade das lentilhas. Se você quiser, pode processar tudo, mas eu achei que ficaria mais interessante ter pedacinhos de cebola e lentilhas inteiras no meio.

Aos poucos, acrescente farinha de rosca até dar o ponto de modelar. Você pode fazer hambúrgueres do tamanho tradicional, se a ideia for mesmo substituir o de carne, ou pode fazer pequenos discos, que ficam ótimos para petiscar.

Agora a questão é: como cozinhar? Em tese, você pode fritar na frigideira, com um pouquinho de óleo, assar, ou fritar por imersão! Aqui em casa testamos os dois primeiros métodos. Os assados ficaram secos, não gostei. Então, só vou ensinar o jeito de fritar: em uma frigideira com um pouco de óleo bem quente, frite os hamburguinhos por mais ou menos 3 minutos de cada lado, ou até dourar.

Sirva como petisco ou em mini pães de hambúrguer!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: