[Guest Post] Batatas da Perseverança

[Guest Post] Batatas da Perseverança

[Nota: Esta receita foi feita (e escrita) pelo Eduardo e foi originalmente postada na página do Facebook.]

Calorias: as melhores.

Tempo de preparo: 1h.

Ingredientes:
Batatas médias (de preferência de tamanhos próximos)
Bacon (prefiro os mais carnudos)
Queijos (eu usei coalho e muçarela)
Temperos: azeite, pimenta do reino, sal, caldo de carne.

Para o creme de alho:
Creme de leite
Azeite
Alho

Modo de preparo

Primeiro, tenha fé!

Comece colocando as batatas para cozinhar com o caldo de carne. Eu usei panela de pressão, mas sugiro cozinhar em panela aberta, para verificar mais facilmente o ponto (Essa dica, inclusive, serve para mim mesmo). Se usar panela de pressão, não pode deixar muito tempo, 10 minutinhos de pressão no máximo. O ponto da batata é aquele em que você enfia o garfo e dá para sentir o meio da batata ainda duro. Retire a batata do fogo e passe na água fria, assim, elas esfriam um pouco e você pode passar à etapa seguinte.

Depois que as batatas estão cozidas, você vai fazer os cortes. Aqui o bicho pega. Corte a batata como se fosse fazer rodelas grossas, mas não pode transpassar a batata. É um corte suficiente para abrir espaço para as fatias de bacon e queijo.
Faça fatias finas, mas não finíssimas, de queijo e bacon. Em seguida, corte a fatias em pedações menores. Lembre-se que você vai coloca-las dentro da batata. Para introduzir na batata, é melhor um queijo mais durinho, eu usei coalho (fácil e barato no Amapá), mas você poderia usar provolone, por exemplo.

Depois de brincar de deus, você coloca a batata em uma forma untada com um pouco de azeite (eu uso forma de vidro e para esse prato recomendo muitíssimo forma de vidro. Sério!). Leve as batatas ao forno em fogo alto (eu sempre uso fogo alto, veja aí as características do seu forno).

Com as batatas no forno, você começa o preparo do creme de alho. Por conta das limitações do meu liquidificador, eu busquei uma receita de creme de alho alternativa. O Rafael é expert em fazer a tradicional, cobrem dele. Eu encontrei algumas receitas que não usam leite, mas creme de leite. Nesse caso, você descasca e macera os dentes de alho e depois mistura com o creme de leite (sem soro) e um fio de azeite. Para a porção de hoje, eu usei meia lata de creme de leite para 3 dentes de alho, mas fica a gosto. Bate tudo no liquidificador até misturar bem o alho no creme de leite. A diferença principal da receita tradicional é o sabor mais suave do creme de alho.

Voltando às batatas. O tempo de forno é o suficiente para terminar de cozinhar as batatas e tostar o bacon e o queijo dentro das batatas. Quando você perceber que está tudo assado, retire a forma do forno. Despeje o creme de alho nas batatas e jogue uma dose cavalar de queijo (aqui eu usei muçarela, mas poderia ser um parmesão). Devolva as batatas para o forno e espere gratinar. Nesse intermeio você pode ficar na porta do forno babando. Retire as batatas quando o queijo estiver douradinho. Aí é só correr para o abraço! Ah! Cuidado com o queijo quente!

Deixe um comentário

