Panetone Gourmetizado, Porém Gostoso

1

Talvez você tenha recebido uns panetones sem graça no amigo oculto da firma e não saiba o que fazer com eles. Ou talvez você tenha sido convocado a levar uma sobremesa para a ceia de Natal, mas tem horror a pavê e rabanada. Ou ainda uma combinação dos dois. Uma hipótese menos provável é que você, como eu, ame panetone, ame ganache e tenha uma mente obesa. Todas estas são ótimas razões para testar esta receita!

Como não estava num espírito completamente chutador de balde, fiz UM minipanetone recheado. Autocontrole aqui é mato! (#sqn). Se você quiser fazer esta receita com um panetone de 500 g, multiplique todas as quantidades por cinco.

Para um MINIPANETONE, você vai precisar de:

50 g de chocolate em barra – eu usei chocolate 70%, mas você pode usar o que preferir
50 g de creme de leite fresco ou de caixinha (dizem que com o de lata não funciona – aqui não tem creme de leite em lata, só o fresco mesmo, então não sei)
20 g (ou “um punhadinho”) de nozes picadas
Frutas vermelhas para decorar.

Comece fazendo a ganache – que, pelo nome, parece um treco mega difícil e na verdade é a coisa mais fácil do planeta. Em uma tigela, coloque o chocolate picado e reserve. Esquente o creme de leite em uma panela até começar a fazer borbulhinhas nos lados. Despeje o creme de leite sobre o chocolate picado, espere alguns segundos e misture bem até derreter tudo. PRONTO. É isso a ganache. Acrescente as nozes picadas e reserve. Ela vai engrossar enquanto esfria, então não se apoquente.

Enquanto a ganache esfria, corte uma tampa do panetone e “cave” por dentro – veja a foto, vai ser bem mais fácil.

5

Discretamente, coma o miolinho que você retirou enquanto espera a ganache esfriar. Recheie o panetone e passe um pouco de ganache na tampa, para “colar” na base.

Cubra o panetone com o resto da ganache, decore com frutas vermelhas e leve à geladeira até o recheio firmar bem. Tente não devorar tudo de uma só vez, é feio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: