Mousse de Chocolate Clássica

Mousse de Chocolate

No meu calendário de posts futuros, eu tinha previsto postar uma receita de forno. Aqui anda fazendo um calor INFERNAL, e a previsão do tempo diz que vai piorar… Ou seja: ligar o forno não é uma opção.
Assim, achei que era o momento adequado de trazer uma receita clássica, bem fácil e que só precisa um pouquinho de fogão ou de micro-ondas, se você for desses! Esta é a versão da mamãe, que vai pouco açúcar. Eu não sinto falta, mas você pode dobrar a quantidade sem problemas! Fiz para o Ano Novo e já estou com vontade de fazer de novo…. 😀

Para conhecer a felicidade em forma de mousse, você vai precisar de:
200 g de chocolate (eu usei o 70%, porque prefiro mais forte. Você pode usar o que preferir)
250 ml de creme de leite fresco ou de caixinha
2 gemas
30 ml de licor (totalmente opcional – eu usei Amaretto)
3 claras
3 colheres de açúcar

Para começar, derreta o chocolate COM o creme de leite. Sim, você pode fazer isso no micro-ondas. Eu sou #vó e não uso micro-ondas, mas não julgo (muito) quem usa. Mentira, julgo sim, mas tudo bem!
Em uma tigelinha, bata levemente as gemas e acrescente-as ao creme de chocolate. Esta também é a hora de adicionar o licor, se estiver usando. Reserve.
Bata as claras em neve. O truque é colocar as claras em uma tigela COMPLETAMENTE seca e acrescentar uma pitada de sal antes de começar a bater. Bata muuuuuuuuito, e acrescente o açúcar aos poucos. Você sabe que está pronto quando consegue inverter a tigela de cabeça pra baixo e a clara não cai. Sim. Isso é um fato comprovado na minha cozinha toda vez que bato claras, não é só coisa de programa de culinária! 😀
Junte as claras ao creme de chocolate em movimentos delicados. Não seja afobado/a, para não perder a textura aerada que é a graça da coisa. Misture tudo até que não consiga ver pontos brancos.
Coloque nos potinhos em que for servir ou em um pirex. Leve à geladeira por pelo menos seis horas e seja feliz!

Deixe um comentário

