Enroladinho de Linguiça

1

Enroladinho de salsicha. Taí um salgadinho que nunca me cativou. Toda vez que eu comia, quando era criança, pensava “afff, com lingüiça ia ficar melhor, que treco seco” (sim, porque naquela época linguiça tinha trema). Dia desses, lendo os sites de receitas de sempre, vi uma receita de enroladinho de salsicha. Achei a receita meio estranha, porque pedia fermento biológico e não deixava crescer. Deixei quieto, mas não conseguia tirar a ideia da cabeça.

Decidi fazer, adaptando a questão do crescimento. E, já que ia fazer, era hora de testar a tese da minha infância. E não é que é muito melhor mesmo?

Você vai precisar de:

10 g de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
1 ½ xícara de água
2 colheres (sopa) de óleo
600 g de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de sal
Mais ou menos 3 colheres de sopa de temperos diversos para a farinha – usei páprica, orégano, pimenta moída na hora, tomilho e ervas finas.
4 linguiças toscanas

Corte as linguiças ao meio e depois em quatro tiras – ou seja, cada linguiça irá render 8 tirinhas. Frite a linguiça e passe para um prato coberto com papel toalha. O ideal é que a linguiça esteja fria e sequinha na hora de montar o enroladinho.

Agora é fazer a massa, que segue o processo básico de fazer pão. Misture o fermento com o açúcar e a água e deixe espumar. Em uma tigela, meça a farinha de trigo, acrescente o sal e os temperos que desejar e misture bem. Quando o fermento estiver espumado, acrescente o óleo e a farinha de trigo temperada. Sove (ou bata na batedeira com o batedor em formato de gancho, né) até a massa desgrudar da tigela. Deixe crescer até dobrar de volume.

Abra a massa na palma de sua mão, coloque uma tira de linguiça e feche. Tá, você pode cortar a massa com um cortador, bla bla bla, mas quem é que faz isso? Coloque-os em uma assadeira untada, deixando espaço entre os salgadinhos, que vão crescer um pouco no forno. Leve para assar em forno pré-aquecido por mais ou menos 20 minutos.

SEJA SAGAZ: faça a receita dobrada e congele os enroladinhos já assados! Quando quiser, é só descongelar e botar no forno por uns cinco minutinhos para esquentar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: