[Guest Post] Nhoque de Mandioca

[Guest Post] Nhoque

[Nota: Esta receita foi feita (e escrita) pelo Rafael e foi originalmente postada na página do Facebook]

Já vou logo dizendo que esse prato foi baseado numa receita do site da Ana Maria Braga. Me julguem! Lá está escrito “gnocchi”, mas me recuso.

Tempo de preparo: chame algum amigo (né, Sabrina?) e bote uma música, pq demora um pouco.

Ingredientes:
• 1 kg de mandioca cozida (com sal)
• 1 ovo
• 1 colher (café) de canela
• ½ colher (café) de noz moscada
• 1 colher (chá) açúcar
• 1 colher (sopa) de sal
• 100 grs de queijo parmesão ralado
• 100 grs de manteiga
• 1 xícara de farinha de trigo (125 grs)
• Queijo parmesão para polvilhar (a gosto)

A parte enjoada dessa receita é amassar a mandioca cozida. Você pode usar aqueles espremedores de batata aliados a uma força sobre-humana. Como eu não tenho nenhum dos dois, joguei as mandiocas no processador e boa. A mandioca processada vai formar uma bolota super grudenta e vai dar vontade de comer um pedacinho com sal, mas se segure (ou não). Reserve.

Numa tijela separada, bata bem o ovo e, em seguida, misture a noz moscada, a canela (sim, use!!!), o açúcar, o sal, a manteiga e os 100 grs de parmesão. Vai ficar mega esquisito. Você joga essa mistura por cima da mandioca e vai sovando. Quando estiver homogêneo, adicione a farinha de trigo e continue sovando até que a massa fique lisa. Se estiver muito grudento, jogue um pouco mais de farinha, mas cuidado, pois se jogar demais vai dar aquele gostão. Pronto, sua mão está amanteigada e a cozinha já está começando a se sujar, mas garanto que não haverá arrependimentos.

Sabe o(a) amigo(a) que você tinha chamado pra te ajudar? Agora é a hora. Jogue um pouco de farinha numa superfície lisa (de preferência de pedra, mas aqui foi na mesa de madeira mesmo). Pegue pedaços da massa e vá fazendo rolinhos do tamanho que você quiser que o nhoque fique. Recapitule como sua vó fazia. Reconheça o esforço dela em te agradar. Prossiga com o rolinho. Corte o rolinho no tamanho padrão de nhoque da ABNT. Vá jogando-os num pote qualquer e não se preocupe, eles desgrudam na hora de cozinhar. Acabou tudo? Agora pegue um panelão de água fervendo e comece a jogar os nhoques lá dentro. Aqui é bem rápido: logo eles sobem, o que significa que está na hora de retirá-los. Jogue os nhoques cozidos IMEDIATAMENTE em água fria, para parar o cozimento e evitar que eles fiquem moles. Acabando esse processo, finalmente a recompensa. Sabe aquele molho que ensinei no domingo e que você já fez e já congelou? Pois então, aqueça esse molho e jogue por cima do nhoque. Polvilhe com queijo. Devore. Repita. Culpe-se. Repita. Cochile. Culpe-se novamente. Ah! Já disse que é pra, realmente, usar canela? Fica super diferente e muito gostoso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: