[Guest Post] Carne ao Molho de Mostarda da Ostentação

[Guest Post] Carne ao molho de mostarda

[Nota: Esta receita foi feita (e escrita) pelo Rafael e foi originalmente postada na página do Facebook. Fizemos aqui em casa também, quando a Anna veio visitar, e digo o seguinte: é obsceno de bom!]

Tempo de preparo: 40 minutos

Trilha sonora: Janis Joplin (YEAAAAH, HONEY!).

Ingredientes:
• 600 g de alcatra [pode ser qualquer outra carne MACIA: contrafilé, filé mignon, etc. Até coxão mole fica bom];
• 1 cebola média partida em pétalas;
• 1 caixa de creme de leite;
• Alcaparras;
• Mostarda ;
• Azeite;
• Temperos: alho, molho shoyu, pimenta do reino, pimenta calabresa, noz moscada.

Modo de Preparo:
Diferentemente das outras receitas que postei, esta exige poucos ingredientes, sendo bem mais rápida e fácil de executar. É uma sugestão bem em conta, que sempre agrada e impressiona quando você precisa receber aquela galera de surpresa em casa. Mais uma vez, devo esta receita à senhora minha mãe, Ana Lucia.

Basicamente o que você precisa fazer é cortar sua carne em tiras (ou cubos) e jogar tudo dentro de uma “tapaué”. Em seguida, adicionar a cebola cortada em pétalas (ver fotos), alho amassado, esguichos generosos de molho shoyu (aproximadamente 1/2 xícara) e temperos a gosto (pimentas e noz moscada).

Nos temperos você pode soltar a imaginação, só NÃO use sal: o shoyu dá conta do recado e você sempre pode adicionar mais, caso sinta falta ao longo do preparo. Minha técnica preguiçosa e eficiente de temperar a carne envolve tampar a referida tapaué e sacudi-la como se não houvesse amanhã.

Feito isso, basta refogar a carne na panela com azeite e esperar até que ela seque um pouco. Quando restar somente um pouco de água, jogue as alcaparras e a mostarda a gosto.

Minha mãe falaria: “Maneire na mostarda, senão fica forte!”. BOBAGEM, pode tacar mostarda e pedir licença para a sua gastrite! O ideal, no entanto, é você ir jogando aos poucos e provar parar ver se está do seu agrado. Só cuidado pra não acabar com a carne!

[Guest Post] Carne ao molho de mostarda

Quando tudo estiver bem quente, é só abaixar o fogo e adicionar o creme de leite, sempre mexendo. Vá dando umas experimentadas no molho e acertando o sal, se necessário. Após o creme começar a borbulhar, o prato está pronto para ser servido.

Como acompanhamento, sugiro fortemente torradas! Aqui em casa fazemos com pão velho, margarina e orégano. Estranhamente, é difícil encontrar torradas prontas nos supermercados de Campinas. As torradas que existem, em geral, são industrializadas e caras. Dessa forma, a opção caseira é bem mais interessante. Cerveja antes, durante e depois do preparo é sempre bem-vinda!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: