Pãezinhos de Azeitona

Pãezinhos de Azeitona

Receita original e bem escrita no Technicolor Kitchen 

Calorias: uma faxina na cozinha por porção
Tempo de preparo: 3 horas, contando com os tempos de fermentação e leseiras

1 colher (chá) de fermento biológico seco
1 colher (chá) de açúcar refinado
240 ml de leite integral morno
350 g de farinha de trigo comum
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de azeite de oliva
½ xícara generosa de azeitonas pretas [Tinha a verde, usei a verde]
1 ½ colheres (sopa) de folhinhas de alecrim [Não tinha, não usei, não me julguem]
Mais farinha [leia o modo de preparo para entender]

Modo de preparo: Na tigela da batedeira, coloquei o fermento, o açúcar e o leite e dei uma leve misturada. Quando ele ficou com aquela carinha de espuma de cerveja, adicionei a farinha, o sal e o azeite.
UMA AVÓ NORMAL sovaria em uma superfície enfarinhada. EU bati na batedeira com o batedor em formato de gancho – sim, eu percebi o uso excessivo do radical bat-, mas, veja bem, dane-se.
Paul Hollywood (se você não sabe quem ele é, PARE E VÁ VER The Great British Bake-Off) fala que, nesse momento, você deve transferir a massa para uma tigela levemente untada com óleo. Eu, que tenho preguiça, levantei a massa, dei uma untada com azeite igual a minha cara e botei a massa de volta na mesma tigela. Cobri com filme plástico, o que naturalmente cassaria meu diploma de vó, mas neste caso a culpa é novamente do Tio Paul Hollywood.
Fui pra academia, sofri, reclamei, passei no mercadinho pra comprar mais azeitona e quando voltei a massa já havia dobrado de volume, o que é a ideia. Tomei um banho veloz e coloquei a massa sobre uma superfície de mármore enfarinhada. Se você for um tipo FRESCO de pessoa que não come azeitonas, coloque outras coisas ou simplesmente pule o próximo passo. Sovei a massa com as azeitonas e fui acrescentando farinha para compensar a umidade das bichinhas. Fiz umas bolinhas meio tronchas (consegui 12) e coloquei-as em um pirecão redondo. Eu untei com azeite, mas não sei de onde tirei essa ideia. Deixei crescer novamente, enquanto cancelava os benefícios da academia com cookies (receita no futuro).
Quando cresceram, resolvi reler a receita e percebi que era para ter pincelado com azeite POR CIMA e não untado. Pincelei com azeite porque vai que, né, e assei por mais ou menos 25 minutos em forno médio.
Eles acompanharam a sopa do jantar de ontem e misteriosamente desapareceram antes do café da manhã!#mistérios #ocasodopãozinhoeoutrashistórias

Deixe um comentário

