Massa de Pizza da Libertação

Massa de Pizza

Esta receita que mudou minha vida. Pizza aqui no Uruguai é uma porcaria. A massa é sempre molenga, os recheios são decepcionantes, etc. Mas eu amo pizza (lógico, sou uma pessoa normal). Quando achei esta receita no Technicolor Kitchen (e sim, eu sei, lá de novo), decidi fazer na hora. E o céu se abriu, anjos tocaram harpas e eu fui feliz para sempre! 😀

E a massa ainda é vegana (o recheio foi extremamente onívoro, mas vocês podem adaptar).

Você vai precisar de:

1 colher (chá) de fermento biológico seco
1 pitada de açúcar
2/3 xícara (160 mL) de água morna
1 colher (sopa) de azeite
1 ¾ xícaras + ½ colher (sopa) – 250g – de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal

Misture o fermento, o açúcar e a água em uma tigela. Reserve até que o fermento espume e fique parecendo uma espuma de cerveja. Acrescente o azeite, a farinha e o sal e sove até obter uma massa elástica – eu bato na batedeira com o batedor em formato de gancho. Aí é aquele truque de todos os pães da vida: unte a tigela com um pouquinho de azeite, coloque a massa dentro, cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.

Enquanto a massa cresce, faça o molho, rale o queijo, corte o que você for usar de recheio e deixe tudo muito fácil, porque você vai ter que armar a pizza rapidamente!

Se você tiver pedra de forno, esquente-a. Se você for uma pessoa menos sofisticada – como eu – e não tiver essa pedra, o truque que sempre faço funciona perfeitamente. Pegue a assadeira que você for usar e coloque dentro do forno, enquanto este pré-aquece. Abra a massa em uma bancada, retire a forma do forno (com cuidado para não se queimar!) e coloque a massa sobre a forma. Agora você precisará agir com VE-LO-CI-DA-DE, para que a forma não esfrie. Espalhe o molho, jogue o queijo ralado grosso, os demais recheios e leve ao forno!

Asse até dourar, o que leva geralmente uns 20-25 minutos. Deixe a pizza esfriar na forma por alguns minutos antes de cortar. Em tese, essa pizza serve quatro pessoas, mas na verdade ela serve BEM duas pessoas. Se você perguntar pro Sky (aka maridón), ele vai dizer que serve uma pessoa e olhe muito lá!

Para congelar, eu começo quadruplicando a massa. Faço os discos só com molho de tomate e asso por 10-12 minutos. Deixo esfriar em uma gradinha, cubro com queijo ralado grosso e embalo com plástico filme. No dia, basta deixar uns 15-20 minutos fora do freezer (que é o tempo de esquentar o forno também), colocar os demais recheios e assar por uns 15-20 minutos!

Anúncios

2 Respostas

  1. […] Eu sei que você pode ir ali no mercado e comprar um molho “tipo Caesar” e jogar na sua salada. Mas o molho feito em casa é INFINITAMENTE melhor – mais forte, menos artificial, etc. Vale tanto a pena que decidimos repetir a dose na ceia de Ano Novo – acompanhando várias rodadas de pizza! […]

    Curtir

  2. […] – sempre tenho anchovas em casa, para fazer o molho da Salada Caesar … ou pra botar na pizza mesmo! Se você preferir uma receita vegana, basta […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: