Kibe de Forno

Kibe de Forno

Trilha Sonora: Ojos Así, da Shakira
Tempo de preparo: 20 minutos para hidratar o trigo, 20 minutos para temperar e brincar de massinha com a massa, 40 minutos de forno

Ingredientes:

500 g de trigo para kibe
1 kg de carne moída
1 cebola grande ou 2 médias [fica mais gostoso com cebola roxa, mas não achei ontem no mercado]
+/- 1 colher (sopa) de menta picada [o certo é hortelã, mas aqui não tem – já fiz sem nada também e fica muito bom do mesmo jeito].

Os seguintes temperos, na quantidade que você achar adequada (aqui em casa, a quantidade é cavalar para tudo menos o sal)

Sal
Pimenta do reino moída na hora
Páprica doce
Páprica picante
Pimenta caiena
Cominho
Pimenta síria
Noz-moscada
Canela

Modo de preparo:

Coloque o trigo de molho em água suficiente para cobri-lo. Não coloque muita água para que o passo de escorrer o trigo não seja um inferno na sua vida. Deixe de molho por mais ou menos vinte minutos. Aproveite para picar a cebola (eu gosto de kibe com cebola pedaçuda, mas vai do gosto de cada um) e a hortelã/menta. Se você estiver fazendo esta receita no dia mais frio do ano, como eu, fica a dica de tirar a carne moída da geladeira, para não congelar a mão. ¬¬

Passados os vinte minutos, escorra o trigo. Eu coloquei em um escorredor de macarrão e fui amassando para extrair a água. Deu certo. Coloque o trigo, a cebola, a carne e os temperos em uma tigela grande e divirta-se amassando tudo muito bem. Se você não tiver frescura com carne crua, pode provar ou comer kibe cru. Brinque de massinha com a massa, fazendo esculturas toscas até alguém entrar na cozinha ou seu estômago roncar, o que acontecer primeiro.

Coloque a massa em uma assadeira untada com azeite e alise a superfície para ficar retinha. Eu costumo forrar a assadeira com papel alumínio, para facilitar a limpeza depois (e facilitar o congelamento também). Corte em quadrados e regue com azeite.

Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 40 minutos. Eu costumo fazer a receita inteira e congelar boa parte, então asso o que for ser congelado por 30 minutos, para evitar que ele esturrique quando for reaquecido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: