Bolo de Laranja Clássico

Bolo de Laranja

Bolo de laranja dos 500 likes

Para comemorar os 500 likes da página no Facebook, resolvi fazer um dos meus bolos favoritos. A receita original é, como quase sempre, da Technicolor Kitchen. Omiti UM ingrediente por motivo de: preguiça.

Você vai precisar de:

½ xícara + 1 colher (sopa) (127g) de manteiga sem sal, amolecida
¾ xícara + 1 colher (sopa) (162g) de açúcar
2 ovos
1 ½ xícaras + 2 ½ colheres (sopa) (225g) de farinha de trigo. O certo é peneirar, mas eu só peneirei desta vez, porque why not?
1 ¼ colheres (chá) de fermento em pó, peneirado
raspas da casca de 1 laranja grande
4 colheres (sopa) de suco de laranja

Para a cobertura do amor eterno, amor verdadeiro, você vai precisar de:

1 ¼ xícaras (175g) de açúcar de confeiteiro – TEM QUE SER açúcar de confeiteiro, não adianta. E não, não é frescura. Tenta fazer com açúcar normal pra ver a meleca que vai dar….
2 colheres (sopa) de suco de laranja
raspas da casca de 1 laranja, para decorar (ou, no meu caso, para fazer uma zona em cima da cobertura e depois ter que ficar 10 minutos arrumando)

Usei uma forma redonda de 23 cm. Se a sua forma não for linda igual a minha, será preciso untar e enfarinhar.

Bata a manteiga e o açúcar até conseguir um creme fofo. Isso vai demorar uns 5 minutos. Adicione os ovos, bata bem.

Nesse momento, eu costumo desligar a batedeira e partir pro fouet/fuê/batedor de arame/aquele treco engraçado, porque li não sei onde que isso era uma boa ideia não bater demais a massa. Você pode fazer do jeito que preferir. Acrescente a farinha e o fermento à massa, misturando bem. Junte o suco e as raspas de laranja e misture até tudo ficar bem homogêneo.

Coloque a massa na forma. Dê uma alisada na massa com a espátula antes de botar no forno, porque a massa é meio pesadona. Asse em forno pré-aquecido. O teste do palito é seu amigo!

Agora vem a parte MAIS DIFÍCIL da receita inteira: desenforme o bolo e espere esfriar COM-PLE-TA-MEN-TE antes de colocar a cobertura. Evite ficar encarando o bolo, porque é cientificamente comprovado que encarar o bolo não ajuda a esfriá-lo. O princípio científico é o mesmo que impede que o leite ferva enquanto você está de olho (e que faz com que o leite ferva e suje todo seu fogão no segundo que você olhou pro lado).

Quando o bolo estiver FRIO, misture o açúcar de confeiteiro e o suco de laranja (sim, só aquele cadinho mesmo, confie!) em uma tigela até incorporar. Espalhe sobre o bolo e decore com as raspas de laranja.

Você pode cortar e comer imediatamente, o que é o que vai acontecer, mas se você conseguir esperar uma hora, mais ou menos, a cobertura vai endurecer, formando uma casquinha mágica que realiza todos os seus desejos. Sério.

Em um momento de extremo autocontrole, você pode congelar parte do bolo (quando a casquinha já estiver seca, plis). Ele congela superbem! ☺

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: