Bolo de Coco e Mirtilos

Bolo de Coco e Mirtilo

Continuando a #quintadobolo e aproveitando que hoje é o aniversário do maridón, fiz um bolinho muito classe. Da série “fácil, mas que impressiona”.

Pra variar só um pouco, a receita foi adaptada da Technicolor Kitchen. Não tenho culpa se todas as receitas dela funcionam! Infelizmente, tive que fazer só metade, porque o meu restinho de mirtilos congelados no verão estava acabando. A culpa é da #Anna, que veio aqui e comeu panqueca de mirtilo! 😀

“Mas Ana, na minha cidade não tem mirtilo/custa um rim e um esôfago!” Não se inquiete. Dá pra omitir sem problemas. Talvez funcione com outras frutas (cerejas ao marraschino, por exemplo), mas nunca testei.

100g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 xícara (120 g) de manteiga sem sal, amolecida
1/2 xícara (100g) de açúcar cristal
2 ovos grandes
raspas da casca de 1 limão – usei o siciliano porque é o limão que tem aqui. Limão taiti é caro e vendido como “limón para caipirinia”
1 colher (chá) de baunilha
¼ xícara (25g) de coco ralado
70 g de mirtilos frescos ou congelados (sem descongelar)
açúcar de confeiteiro, para fazer uma firula

Prepare a forma, untando e enfarinhando. Bata a manteiga amolecida e o açúcar até obter o famoso creme claro e fofo. Junte os ovos, a baunilha e as raspinhas de limão. Nesse momento, é bom dar uma raspadinha nas laterais da tigela, pra garantir que tudo incorpore.

Pra variar (de novo), abandonei a batedeira e parti pro fuê, mas você não precisa fazer isso. Misture os ingredientes secos só até obter uma massa homogênea.

Agora não tem jeito: desligue a batedeira. Passe os mirtilos em uma colher de sopa de farinha de trigo – diz a lenda que esse procedimento evita que todas as frutinhas se concentrem no fundo. Incorpore DELICADAMENTE os mirtilos à massa.

Essa é outra massa mais pesadona, então coloque-a na forma e dê uma alisada bonitinha com a espátula. Asse em forno pré-aquecido.

Aí é o seguinte. Você pode desenformar, cortar, comer quente e ser feliz, ou você pode esperar o bolo esfriar e polvilhar com açúcar de confeiteiro, que é o jeito mais fácil de dar um ar elegante a um bolinho comum. Como é aniversário e tal, tive que ir pela segunda opção. Mas no verão que vem, esquece, vou comer direto na forma! #meiga #educadanaSocila

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: